quarta-feira, junho 23, 2010

Deus acima de nossas expectativas

É certo que ninguém pode mensurar a grandeza de Deus. Muitos de nós carregamos conceitos errados a respeito do Criador. Por vezes, colocamos-Lo em uma caixa de pode e não pode. Não são raras as vezes que proferimos ou ouvimos frases como: "Deus não faria isso". Quem somos nós para dizer o que Deus faria ou não? O apóstolo Paulo diz em sua carta aos Romanos: "Por que quem compreendeu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?" (Romanos 11:34). A pergunta retórica mostra que não há quem possa realizar tamanha façanha. 

Dessas ideias erradas a cerca de quem é Deus surgem muitos preconceitos, julgamentos e confusões no meio dos cristãos. Em essência devemos saber que o Pai ao mundo amou a ponto de entregar seu único filho na cruz. (João 3:16). É nisso que precisamos estar atentos e divulgar a toda a criatura (Marcos 16:15). I Timóteo 2:4 diz que Deus "quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade". A essência dessa afirmação é repetida mais vezes em outros livros do Novo e Antigo Testamentos.

Nossa limitação humana no entanto, não deve nos impedir de buscarmos conhecer ao Senhor como Ele realmente é. Devemos seguir a orientação do profeta Oséias: "Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e Ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra" (Oséias 6:3). Que lindo isso! A Palavra nos promete que quando buscamos conhecer ao Senhor, Ele certamente virá a nós como a chuva que vem fora de tempo, quase na hora da colheita. 

Embora em nossa vida terrena, nunca tenhamos a dimensão exata de Deus, temos certeza que o veremos face a face em seu Reino Celestial. Devemos apenas prosseguir para o alvo, não tirar os olhos de Jesus, pois "aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo" (Filipenses 1:6).

Deus abençoe. 

quarta-feira, junho 09, 2010

O que você teme?

"Busquei ao Senhor, e Ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores". (Salmo 34:4)

Existem momentos em nossas vidas em que simplesmente tememos. Tememos ser rejeitados, tememos o desemprego, tememos a morte, tememos o sofrimento, tememos estar longe de Deus, enfim, tememos. A grande questão que irá fazer a diferença em nossas vidas é: o que faremos diante disso?

O medo é uma reação natural do ser humano e faz parte do nosso instinto de sobrevivência. Em certas ocasiões é o medo que nos impede de fazer algo que pode nos fazer mal. No entanto, existe o medo que paralisa, o medo que não nos deixa caminhar, o medo que nos prende. Esse medo devemos rejeitar. O Salmista Davi deixa bem claro qual deve ser nossa atitude quando tememos: BUSCAR AO SENHOR.

O problema é que, infelizmente, isso é a última coisa que fazemos. Primeiro buscamos os amigos, a família, aos médicos e não a Deus. Em casos extremos há quem busque nas drogas, nas bebidas e nos vícios o alívio para seus temores. No entanto, tudo isso é em vão, pois quem realmente devemos buscar é ao Senhor Jesus.

Medite um pouco no Salmo 34. Note que logo no versículo 5 o salmista diz: "Olharam para Ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confundidos". A chave para nos mantermos em pé e prosseguirmos em meio a nossos temores está justamente aí. Olhar para Ele. Olhar para Jesus. Enquanto olhamos para Jesus, para Seu sacrifício na cruz, Seu amor e propósito em nossa vida, podemos caminhar confiantes, sabendo que Ele está conosco.

O grande problema é que ao invés de olharmos para Ele, olhamos para nossos problemas, olhamos para nosso grande medo, não buscamos ao Senhor e ficamos paralisados. Quando olhamos para o Senhor, não tememos o mundo, não tememos as aflições, tememos apenas ao Senhor e isso nos dá segurança. "O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra". 


Segue o Salmo 34 para reflexão:

Salmos 34

1[Salmo de Davi, quando mudou o seu semblante perante Abimeleque, e o expulsou, e ele se foi.] Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.
2A minha alma se gloriará no SENHOR; os mansos o ouvirão e se alegrarão.
3Engrandecei ao SENHOR comigo; e juntos exaltemos o seu nome.
4Busquei ao SENHOR, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.
5Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confundidos.
6Clamou este pobre, e o SENHOR o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias.
7O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.
8Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.
9Temei ao SENHOR, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem.
10Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao SENHOR bem nenhum faltará.
11¶ Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do SENHOR.
12Quem é o homem que deseja a vida, que quer largos dias para ver o bem?
13Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano.
14Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a.
15Os olhos do SENHOR estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor.
16A face do SENHOR está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles.
17Os justos clamam, e o SENHOR os ouve, e os livra de todas as suas angústias.
18Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.
19Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas.
20Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra.
21A malícia matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão punidos.
22O SENHOR resgata a alma dos seus servos, e nenhum dos que nele confiam será punido.

Que Deus abençoe a todos